sexta-feira, 10 de julho de 2015

Visto de Turista



Uma das opções para os brasileiros é o visto de turista que possiblita o acesso ao país. Nesse artigo pretendo relatar todos os procedimentos necessários para conseguir esse visto (estando fora ou dentro da Austrália).

Como o nome do visto sugere, você possui o direito de "turistar" pelo país, ou seja, não poderá trabalhar e possui no máximo 12 semanas para estudo (se desejar). O governo australiano é bem rígido com os vistos e impõe regras para manter o controle da população, se alguém infringir qualquer uma das restrições de qualquer visto eles poderão e irão realizar as seguintes medidas:
  • Cancelar imediatamente o visto do infrator;
  • Prender o infrator;
  • Deportar o infrator
Além disso você não poderá entrar nunca mais na Austrália. Portanto é imprescindível seguir exatamente o que o seu visto lhe permite. 

Existem DIVERSOS casos de pessoas que trabalham ilegalmente (cash in hand = onde o empregador paga em dinheiro ou invés de depositar na sua conta colocando em risco não só você como a empresa dele) mas é um risco ALTÍSSIMO que não vale a pena passar afinal ao quebrar uma regra imposta para você em outro país eu me pergunto quais as regras que essa pessoa impõe para ela mesma na vida? Qual é o caráter e a personalidade dessa pessoa? Enfim....

Não vou me extender muito nesse artigo (pois não é um dos meus pensamentos, raciocínios ou planejamentos... hahaha) mas gostaria de dizer que se você tiver a oportunidade de conhecer a Austrália, VENHA! É um país fenomenal que vai te receber de braços abertos e com facilidade.

Visto de Turista

O visto de turista para brasileiros é o "Visitor (subclass 600)" ou E600 existem outros tipos de visto para turista mas com características bem diferentes e alguns alguns não são válidos para brasileiros. De qualquer forma temos a possibilidade de nos aventurar por terras aborígenas.

O máximo de tempo permitido para ficar na Austrália com o visto de turista é de 3 meses. Se você pretende ficar um tempo maior do que o informado é necessário apresentar o plano de viagem, passagens e condição financeira para tal. A estadia não poderá ser maior do que 1 ano porém existe a opção de renovar o visto.

Obs: Se existir a restrição "No Further Stay" no seu visto não será possível renová-lo.

Apesar de uma pequena burocracia envolvida para conseguir esse visto o processo é bem rápido e fácil. Não há necessidade de contratar uma agência para realizar os trâmites pois o processo é realizado inteiramente online (existe a opção de preencher e enviar os documentos para a embaixada da Australia no Brasil - link para o formulário. Mas eu recomendo fortemente a aplicação online por ser mais segura e mais rápida).

Mapa interativo do site de turismo da Austrália - link

Morando no Brasil

Primeiramente é importante ter com você os seguintes documentos (e cópias digitais em .pdf dos mesmos):

  • Passaporte válido para o período
  • RG (ou CNH)
  • Comprovantes da(s) sua(s) conta(s) no Brasil garantindo sua estadia (AUD$1.550,00 para cada mês)
Documentação recomendada
  • Certidão de Nascimento (não é obrigatório)
  • Carta do empregador informando cargo, tempo de serviço, salário e período de férias
  • Comprovante de matrícula da escola ou universidade
  • Provas de disponibilidade financeira ou acesso a recursos suficientes para realizar a viagem do requerente do visto ou da pessoa responsável financeiramente pela viagem (se for de um terceiro deverá acompanhar declaração, com firma reconhecida, confirmando a disposição da pessoa em custear a viagem) 

A seguir você precisa entrar no site da imigração do governo australiano (link) e criar uma conta (link) para iniciar o processo de pedido. A embaixada australiana no Brasil traduziu todo o passo a passo e disponibilizou no site para quem não entende inglês. É um ótimo guia até mesmo para conferir se você está no caminho certo.

Requerimento online traduzido
http://brazil.embassy.gov.au/files/bras/e600%20%20Mar%202014%20Translation.pdf

Como apresentado no passo a passo, a última etapa consiste no pagamento de uma taxa. Para nós brasileiros a taxa é de 130 AUD (dólares australianos).

Para anexar os documentos comprovando as informações é necessário clicar no seu processo e anexar cada um como apresentado no link abaixo:

Anexando documentos
http://www.border.gov.au/help-text/online-account/documents/attach_documents.pdf

Pronto! É só esperar que um agente de imigração irá mandar um e-mail para você com o seu visto! (Se o agente achar que precisa de mais informação ele irá mandar um e-mail solicitando tal documento).

Requerimentos de visto apresentados de forma completa serão finalizados em um tempo menor. Requerimentos incompletos poderão sofrer atrasos ou, em alguns casos, serem negados.

Estima-se entre 1 a 10 dias para receber o visto (por e-mail)

Morando na Austrália

Se você já reside na Austrália e estava em um visto de Estudante ou qualquer outro visto e pretende renovar com o de turismo o processo fica mais fácil e rápido.

É necessário criar uma conta no site do governo (link) e realizar a aplicação assim como o requerente que está no Brasil deve fazer, porém, ao informar que você está na Austrália as informações necessárias são bem menores.

Quando apliquei para esse visto demorei 10 minutos para preencher tudo (incluindo os documentos). Os documentos (em pdf) no qual são importantes para a aprovação do visto:

  • Passaporte
  • Carta de suporte financeiro assinada, mais documento e extrato bancário atual do suporte financeiro que comprove AUD$1.550 por mês de visto que você requisitar (no caso de você ser o próprio patrocinador só um extrato bancário basta)
  • Se for pedir mais de 3 meses é recomendável que você tenha um plano de viagem para apresentar (passagem de avião para outros locais, hoteis reservados)
  • Conta bancária da Austrália
  • Certificado de conclusão do último curso realizado na Austrália

Em menos de 1 dia eu recebi meu visto conforme planejado. Não se preocupe, a média de tempo para receber o visto é de 1 a 7 dias.

Obs: Faça o login frequentemente em sua conta. Parece que eles possuem um controle do seu acesso e colocam prioridade quando há mais de uma visualização do processo.

Obs: Se o seu visto for concedido sem a opção "Multiple" nos detalhes do "Travel Facility" quer dizer que você só poderá entrar na Austrália uma única vez nesse período, ou seja, não poderá realizar qualquer viagem para outro país saindo da Austrália e voltar.

Valor do visto: 335 AUD


Se você deseja saber mais sobre o visto de turista acessa a Página de Vistos.

Fontes:

Australian Embassy - Brazil
Australian Government - Department of Immigration and Border Protection

"Almost a tourist guide..."
Filipe Guerrero Analista de Projetos/Processos

Nenhum comentário:

Postar um comentário