domingo, 12 de abril de 2015

Tipos de Brasileiros




No começo eu pensei que existiam dois tipos de brasileiros: os que acham que estão de férias eternas e os focados em aprender/estudar inglês ou cursos específicos, mas nesses 4 meses descobri diveeeeeeeeeersos tipos de brasileiros (bons e ruins para sua vivência aqui).

Não é segredo para ninguém que existem brasileiros em toda parte do mundo e não são poucos! Com certeza a sua escola ou trabalho aqui na Austrália vai ter um número considerável de brasileiros ou pelo menos alguns. É impossível ir em alguma escola com NENHUM brasileiro, muitas pessoas perguntam o motivo de ter tantos brasileiros na Austrália sendo que o país fica do outro lado do mundo e há opções mais próximas como Estados Unidos, Canadá, Inglaterra...eu explico um pouco da minha escolha nesse post (link), mas a Austrália é o sonho de MUITOS brasileiros e eu ouço bastante brasileiro dizer que a Austrália é o Brasil que deu certo, concordo na maior parte da afirmação mas isso é discussão para outro artigo.

Brasileiros em todas as partes na Austrália não só na escola/curso/universidade mas também na balada, na rua, no trabalho, no banheiro! É uma praga! Hahaha!

Para vocês terem uma idéia do que estou falando a Austrália possui um pouco mais de 23 milhões de habitantes (link) enquanto o Brasil está com um pouco mais de 206 milhões de habitantes (link), lembrando que a Austrália é o sexto maior país em dimensão geográfica logo atrás do Brasil. Só o estado de São Paulo possui mais habitantes do que a Austrália inteira. Acho que fica mais fácil entender o motivo de tanto brasileiro por aqui e a grande maioria de São Paulo.

O brasileiro aqui pode ser de grande ajuda mas ao mesmo tempo pode ser um grande atraso na sua vida por isso é importante ficar alerta e categorizar cada um (novamente o fator do comportamento humano presente na minha vida! hehe).

Antes de começar a falar de alguns tipos que encontrei por aqui gostaria de ressaltar que cada pessoa possui um objetivo vindo para a Australia. Alguns apenas para aproveitar o momento, alguns para estudar um pouco de inglês e viajar, alguns para estudar inglês e depois entrar na universidade ou MBA, etc... e dependendo do foco você pode ser ligeiramente julgado pelos outros compatriotas, porém meu aviso é NÃO PERCA O FOCO!

Muitas vezes eu sinto que alguns brasileiros me consideram anti-social, chato, sério demais, arrogante. Mas é só perguntar para meus amigos estrangeiros e muitos brasileiros que frequentam os mesmo churrascos, jantares, festas, etc o que eles pensam de mim, GARANTO que sou normal (as vezes animado demais mas é uma boa qualidade eu acho). 

Uma coisa que eu DETESTO (e pode ser um forte motivo para alguns brasileiros me julgarem de forma errada) é brasileiro falando em português na escola! É a mesma coisa que jogar dinheiro pela janela, as vezes eu me pergunto qual a razão de continuar falando na língua materna? Qual a dificuldade nisso? Muitos vão me responder que é só por um instante, só no horário do almoço, só no break, só na balada, só, só, só..... Nesse caso vale a pena estudar inglês no Brasil onde você irá falar inglês na aula e !

Por esse motivo eu me afasto dos brasileiros que falam em português, ou se falam algo comigo eu ofereço um sorriso e saio de perto....desculpe mas estou na AUSTRALIA! Claro que há excessões fora da escola, quando você se junta com brasileiros e até mesmo para ensinar português para outras nacionalidades mas falar na sua língua não pode se tornar um hábito pois o estudo da língua inglesa requer prática e o espaço desse hábito!

Dica: Ensine a palavra "São Paulo" para seus amigos estrangeiros, eles nunca vão pronunciar corretamente, principalmente os orientais hahaha


Tipos de Brasileiros

TrabalhaAdor

Típico brasileiro que está na Austrália para trabalhar em qualquer emprego, em qualquer horário (se possível vai tentar ter 3 ou mais empregos) e não está nem um pouco preocupado com seu inglês. Trabalham a dor todo dia e o inglês vai de mal a pior, (existem excessões, alguns falam MUITO bem inglês) basicamente trabalham para pagar suas contas e manter o visto de estudante renovado. SEMPRE pessimista e tenta te colocar para baixo.

Frase: "Você nunca vai conseguir focar no inglês e trabalhar bem ao mesmo tempo. Estou te avisando, é melhor você se preparar"


Turistudante

Veio para a Australia estudar inglês e não se preocupa em trabalhar mas, ao mesmo tempo não se dedica aos estudos. Está sempre falando em português e considera-se um grande conhecedor do inglês. Fala que trabalhou muito no Brasil e que chegou a hora de curtir um pouco.

Frase: "Não quero me estressar com trabalho, pessoas ou problemas... Tenho dinheiro para me bancar por x tempo aqui, depois eu penso o que eu devo fazer"


PAItrocinado pop

Os pais bancaram a viagem mas a pessoa perdeu o foco e fica mais tempo com os amigos brasileiros do que aproveitando as oportunidades de falar inglês na Australia. Percebe que trabalhando irá ter seu próprio dinheiro então arranja um trabalho para pagar suas contas e basicamente tentar salvar dinheiro para viajar. Não possui visão do futuro mas quer fazer as coisas da moda pois seus amigos possuem ou já realizaram. Na maioria das vezes se sentem superiores falando em inglês mas é só sair da sala de aula que falam em português.

Frase: "Arranjei um emprego agora vou viajar pois meus pais pagaram 6 meses de curso. Depois eu faço qualquer coisa para ficar mais tempo aqui."


PAItrocinado focado

Os pais bancaram a viagem mas diferente do anterior essa pessoa é focada nos estudos e além de falar em inglês com você ele ou ela irá te ajudar no que você precisar. Não possui experiência de vida mas em compensação possui extrema vontade e planos. Na maioria dos casos possui um emprego casual mas não é obcecado em guardar dinheiro pois compreende o foco principal de seu intercâmbio.

Frase: "I need to improve my English mate!"


Parceiro/Mate

A pessoa bancou a própria viagem, na maioria dos casos a pessoa trabalhou anos ou vendeu tudo para viajar e sabe da responsabilidade de se manter na Australia e o objetivo de melhorar o inglês e então arranjar um novo emprego em uma posição/cargo melhor (na Austrália, no Brasil ou em qualquer lugar do mundo). Você pode contar com essa pessoa para estudar, ir para festa/balada, ir em churrascos, praia, lugares diferentes que continuarão falando em inglês, conhecendo o país e ao mesmo tempo construindo uma sólida confiança e verdadeira amizade.

Frase: "G'Day! How's it going mate! I'm a aussie!"

Dica: Tente não ir para algum lugar só com brasileiros, mesmo que seja um "Parceiro". Leve uma pessoa que não seja brasileira junto para você ter mais uma razão para forçar você a falar em inglês.


Perdido

Na maioria dos casos os pais pagaram o intercâmbio. Vai para a escola pois precisa, não quer trabalhar, não sabe para onde ir depois da aula. Espera a decisão de alguém para ir em algum lugar, está sempre presente em festas e encontros. Contador de histórias (mente muito sobre sua vida na Australia) e pensa que é popular, está sempre tentando entrar no meio de conversas mas pelo menos tenta falar em inglês na maior parte do tempo.

Frase: "O que tem de bom para fazer hoje? Precisamos combinar algo!"


Agente de viagem

Fez faculdade (as vezes pós e MBA) no Brasil, já mora na Austrália há algum tempo (revou o visto mais uma vez para no mínimo mais 1 ano) e é a melhor fonte de informação. Sabe tudo que acontece na sua cidade ou os meios mais fáceis e baratos de conseguir algo. Para te fornecer todas as dicas essa pessoa falará com você em português com todos os detalhes. Esse tipo de brasileiro pretende ficar aqui por muitos anos e possui o espírito solidário (não significa que é carente)

Frase: "O que você precisar pode contar comigo! Me liga ou manda mensagem que eu te respondo o quanto antes"


Homesick

Vai em todas as baladas e festas brasileiras, toda semana come pelo menos uma coxinha ou uma pastel de feira com Guaraná, está sempre antenado nos acontecimentos no Brasil e não consegue se desapegar nem por um segundo da terra natal.

Frase: "Vai ter um sertanejo bom hoje! Mas antes vou comer uma coxinha com guaraná para não passar fome."

Gringo

Mora em outro país (que não é o Brasil) e veio para a Austrália estudar inglês por um tempo. Fala 2 ou 3 línguas fluentemente mas o inglês não é muito bom. Fica poucou tempo na Austrália e volta para seu "país". No geral são os mais trabalhadores e possuem uma vida estável no país em que vivem (na maior parte dos casos moram na Europa). Sempre dispostos a ajudar.

Frase: "Nunca mais eu volto para o Brasil!"




Alguns tipos podem se mesclar e formar um tipo diferente mas a essência é a mesma. Mas é importante lembrar que cada pessoa é única e pode te influenciar indiretamente dependendo da conversa ou do poder de persuasão. Lembre-se sempre do seu objetivo principal antes de chegar aqui, você pode mudar de idéia mas que seja a SUA vontade e não o desejo de terceiros.

Concluindo...acredito que descobrirei novos tipos de brasileiros enquanto estiver por aqui mas escrevendo sobre esses eu me diverti muito lembrando de cada um. Não existe um tipo certo ou errado, existe o seu foco, o seu planejamento... você precisa lembrar dos seus valores e viver aqui do jeito que você imaginou se moldando ao longo do tempo, construindo novos raciocínios e enfim se tornando um melhor ser humano. Os brasileiros são de fato o seu maior contato com o Brasil e por isso a escolha de amigos brazukas aqui é crucial para sua evolução. 

Posso GARANTIR que o brasileiro é o povo mais amigável e alegre que existe (estou generalizando mas é fato que o brasileiro sabe se divertir, sabe trabalhar duro e sabe dar o devido valor). Não sei qual dos tipos citados acima eu sou (difícil falar por mim mesmo) mas garanto que eu NÃO falo português na escola e o foco/planejamento de vida aqui é FORTE! Hehehe.

"Do you speak English? I spico"
Filipe Guerrero Analista de Projetos/Processos

Nenhum comentário:

Postar um comentário