sábado, 18 de abril de 2015

Média de gastos por mês



Nesses últimos meses muitas pessoas vieram conversar comigo sobre a ideia de viver na Austrália e uma das perguntas que todos, sem exceção, fizeram foi em relação ao investimento financeiro antes de vir para cá (explico mais detalhado nesse link) e também o custo de vida aqui.

Eu fico muito contente em poder ajudar, nem que seja algo que eu nunca vi eu vou procurar entender para apoiar de alguma forma. A Austrália é um lugar fantástico e falar sobre ela com algum conhecimento é simplesmente recompensador.

Um dos tópicos mais procurados pelas pessoas que irão financiar sozinhas todo o intercâmbio ou viver definitivamente aqui é com relação ao dinheiro. Não é segredo para ninguém que o custo de vida aqui é alto (não é a toa que o governo pede para você comprovar $1550 dólares australianos para cada mês vivido) mas a realidade pode ser outra. 

Vou tentar demonstrar a razão de tanto dinheiro.

Obs: Valores referente ao custo de vida em Sydney. Dependendo da cidade você consegue gastar menos mas em geral a média é essa descrita abaixo.

AUD = Australian Dolar

Se você não se importa muito com conforto e comidas caras o custo vai diminuir bastante mas não se engane, mesmo com as necessidades básicas o investimento é alto.

Conta de Celular

Você precisa de uma aqui, não importa se vai ficar só 4 meses, o contato por celular é super importante em qualquer parte do mundo. Comento mais sobre esse tema em outro artigo (link).

Preço em média por mês: 30 AUD por mês no mínimo

Comida e Bebida

Esse é um tópico que vai depender não só da sua fome como também do que você está disposto a pagar. Frutas são caras e se você quiser uma carne boa vai ter que pagar um preço alto por isso. Se for em algum restaurante o preço da comida será muito maior, ou seja, vale a pena ir no mercado fazer as compras e cozinhar na sua casa, é MUITO mais barato.

Aqui na Austrália o comum para quem quer salvar dinheiro é comprar bastante noodles (miojo - vem em pacotes com 5 e custa 1 AUD cada pacote) e também meat pie (torta de carne) que vem em um pacote com 6 unidades e custa 3,70 AUD.
Miojo sabor Mi Goreng - 1 AUD
Meat Pie - 3,70 AUD
Com relação a bebida você não precisa se preocupar pois é só abrir qualquer torneira e beber água potável! Sim, a água de qualquer torneira aqui é consumível, sensacional não?

Café é uma paixão nacional por aqui (o melhor barista do mundo é australiano) e eles sabem como fazer (o gosto é diferente do café brasileiro mas não deixa a desejar). Se você também quer economizar no café corra para qualquer 7-eleven em qualquer esquina (garanto que tem em qualquer lugar) e compre seu café ou cappucino por apenas 1 AUD.


Café tamanho "regular" = 1 AUD. Você mesmo se serve.

Economizando BEM, mas BEM mesmo você gasta 80 AUD em um mês. Não sei se é possível gastar menos que isso a não ser que você viva de noodles apenas.

Preço em média por mês: 150 a 210 AUD

Aluguel

Aluguel aqui é o maior dos gastos, eu tive a sorte de encontrar um lugar bom, bem localizado e barato mas mesmo assim o gasto a cada duas semanas é considerável.

Não há como fugir desse gasto e dependendo do local onde você mora o preço pode fazer a diferença na sua conta bancária, por outro lado você terá maior segurança não só para dormir como deixar todos os seus pertences, além de interagir com seus flatmates e passar um bom tempo nesse local.

Dica: O preço vai variar BASTANTE dependendo da acomodação, de quantas pessoas moram no mesmo local e de quantas pessoas vão dividir o quarto com você.

Preço em média por mês: 600 a 1000 AUD

Transporte

O transporte não é barato e é calculado pela distância percorrida. Eu explico mais sobre transporte público em outro artigo (link). Se você precisa ir para a cidade todo dia seja para estudar/trabalhar o gasto com transporte é inevitável.

Preço em média por mês: 90 a 120 AUD

Total no mês (mínimo - economizando BASTANTE): 850 AUD


Esses são as necessidades BÁSICAS e a média de cada uma por mês. Provavelmente você irá gastar mais em algo que não está relacionado acima e precisa contabilizar em seus gastos (exemplo: viagem, festa, atrações turísticas, roupa, itens de higiene pessoal, etc.).


Controle de gastos

Eu utilizo um aplicativo para controlar e acompanhar todos os meus gastos por aqui e claro fazer um balanço no final para ver se o planejado (calculado no Brasil) se assemelha com o realizado. Claro que tive muitas mudanças de planos por aqui (MUITAS) mas o planejado segue o padrão pré-estabelecido. O aplicativo é o Financius.
Logo do aplicativo
É possível baixar o aplicativo para o celular (link com mais detalhes sobre). Infelizmente ele só está disponível para Android (até o momento), mas existem aplicativos muito parecidos com ele para IOS.


"Save your money!"
Filipe Guerrero Analista de Projetos/Processos

Um comentário: