terça-feira, 6 de janeiro de 2015

Transporte público e OPAL card



(Post para quem pretende morar no estado de NSW - New South Wales - mas os outros estados têm cartões similares e o transporte público é sensacional em toda a Austrália)

Se você é de SP e está acostumado com o "Bilhete Único" ou qualquer cartão (em outro estado) no qual você utiliza para pagar a passagem de ônibus, metrô e trem, o OPAL Card não será novidade para você, porém, ele tem algumas diferenças (vantagens e desvantagens).

Para começar, esse cartão você pode solicitar pela internet e entregam na sua casa ou você pode ir em zilhões de distribuidoras e solicitar um que eles te vendem NA HORA (pagando apenas o valor que você pretende colocar nele)! E depois você pode carregar o cartão pela internet. É tudo muito rápido.
Na internet você consegue cadastrar o número do seu cartão, visualizar todas as suas viagens feitas, ver o saldo e recarregar o mesmo.

Tipos de Cartão


Existem 4 tipos de cartão (Adult, Child/Youth, Senior/Pensioner, Concesion) mas provavelmente você só conseguir utilizar o normal - Adult - Para pessoas com mais de 16 anos que normalmente pagam a passagem inteira.




Utilizando o Opal Card - Passo a passo

Passo 1: Aproxime o cartão no leitor no início de sua viagem

Trem, ferry (balsa) e light rail: Antes de você embarcar é necessário aproximar o cartão (normalmente existe um totem em cada estação com um logo do Opal)

Ônibus: Ao embarcar no ônibus aproxime seu Opal card no leitor localizado na entrada do ônibus.

Você não pode entrar no ônibus pela porta traseira e aproximar o cartão no leitor mais próximo. Você precisa entrar no ônibus apenas pela porta da frente (do lado do motorista).

Uma mensagem irá aparecer na tela próxima do leitor seguida de um "OK" sonoro (1 "ding") confirmando que sua aproximação (tap on) foi concluída com sucesso.

Passo 2: Aproxime o cartão no leitor no final de sua viagem (antes de você sair)

Trem, ferry (balsa) e light rail: Aproxime seu cartão (tap off) no seu destino, na estação terá outro totem para você realizar o processo.

Ônibus: Antes de você desembarcar você precisa aproximar o seu cartão novamente (tap off). Não importa em qual leitor (na frente ou atrás do ônibus)

Uma mensagem irá aparecer na tela próxima do leitor seguida de um "OK" sonoro (1 "ding") confirmando que sua aproximação (tap off) foi concluída com sucesso. O sistema irá automaticamente calcular o preço e cobrar o valor de seu Opal card.

Quando você aproximar o cartão (tap on ou tap off) é importante esperar pela confirmação sonora (um "ding") para ter certeza que você realizou o procedimento de forma correta e não houve problemas.


Tap no metrô, trem e ônibus

É importante fazer direito!

  • Quando você aproxima o cartão (tap on) o sistema reconhece sua entrada na rede do transporte público;
  • Quando você aproxima o cartão (tap off)*, o sistema reconhece sua saída na rede de transporte e é capaz de calcular o preço que você deverá pagar;
  • Se você não aproximar o cartão para sair (tap off)* o sistema assume que você viajou a distância máxima por determinado meio de transporte e deduz o preço padrão;
  • Quando você aproxima o cartão (tanto tap on ou tap off) o sistema mostra o saldo disponível em seu cartão.
* Ferry de Sydney para Manly não é necessário tap off.

Detalhe: não existe catracas em nenhum ônibus, é sensacional!


Significado dos avisos sonoros

Quando você tap on antes de entrar num ferry ou trem ou quando você entra no ônibus o leitor irá mostrar uma dessas três respostas:

  1. Luz verde, um sinal de aprovação e um sinal sonoro (1 "ding") confirmando o processo realizado com sucesso;
  2. Amarelo piscante, um sinal de exclamação e um alerta sonoro (3 "dings") confimando o processo mas informando que seu saldo está baixo;
  3. Vermelho piscante, um sinal de reprovação (X) e um sinal sonoro (2 "dings") reprovando o processo e informando que você precisa recarregar seu cartão para viajar.

Quando você tap off quando você chega no seu destino, o leitor irá mostrar uma dessas três respostas:


  1. Luz verde, um sinal de aprovação e um sinal sonoro (1 "ding") de aprovação, informando que foi realizado com sucesso; o preço da viagem é deduzido e seu saldo atual é apresentado na tela;
  2. Amarelo piscante, um sinal de exclamação e um alerta sonoro (3 "dings") informando que seu tap off foi concluído com sucesso mas seu saldo está baixo; o preço da viagem é deduzido e seu saldo atual é apresentado na tela;
  3. Vermelho piscante, um sinal de reprovação (X) e um sinal sonoro (2 "dings") reprovando o processo e nesse caso você pode pedir ajuda para alguém que trabalha no transporte ou ligar no 13 67 25
As imagens abaixo mostram o que pode acontecer:


E aqui está um vídeo falando sobre tudo isso (em inglês para vocês treinarem! hehe)


Timetable

Uma Timetable é um quadro com informações de horários para ajudar os passageiros a planejar a viagem (ou verificar quanto tempo irá demorar para o próximo transporte público chegar ao local). Tipicamente a Timetable lista todos os horários que o serviço está planejado para passar no local. Mostra também o local que você se encontra no mapa e todas as possíveis rotas dos transportes naquele local.


Timetable na Central Station

Lendo a Timetable:

O nome da timetable aparece no topo e a lista de número das rotas de cada serviço. Aparece também uma descrição detalhada da rota, incluindo dias de operação e subúrbios que o serviço opera. Você consegue verificar se no local é possível embarcar com cadeira de rodas ou acessibilidade.


Timetable da Victoria Road
Toda timetable possui um Mapa mostrando todas as rotas possíveis a partir daquele ponto e serviços disponíveis, com todas as informações necessárias.


Mapa de uma Timetable
Dica: Tente chegar no ponto de ônibus não menos do que 5 minutos e fique com seu ticket ou OPAL card na mão para entrar sem preocupações.

Fonte e mais informações: http://www.sydneybuses.info/routes

Benefícios

  • Ar condicionado em todos os meios de transporte;
  • Película de proteção contra os raios do Sol em todos os vidros;
  • Alavanca de emergência BEM simples de ser utilizada no caso de alguma emergência (é um mini machado);
  • Conforto na viagem e poucas (ou quase ninguém de pé) - É proibido viajar perto da porta (tanto traseira como da frente);
  • Rede de transporte que cobre a cidade inteira, sem excessões;
Dica: Para quem não sabe existe um ônibus FREE na cidade. Ele é um ônibus de turismo que percorre toda a George Street (Avenida Principal), da Central Station até a Circular Quay (Opera House, Darling Harbour). O número dele é o 555 e ele possui a cor verde (diferente de todos os outros), aproveite para usar ele! É igual todos os outros ônibus e você aproveita para turistar na cidade.
Free Shuttle Bus - Sydney
Dentro de qualquer ônibus
Desvantagens: Acho que a única desvantagem é o preço da passagem. É MUITO caro.

Super Vantagem: Aos fins de semana se você for para a praia, normalmente a volta você não precisa pagar. A primeira vez que eu voltei achei estranho o leitor estar desligado, mas depois me contaram que é um incentivo do governo para que as pessoas frequentem os lugares.

Outros meios de pagamento de transporte

  • MyMulti. Ticket muito usado também, ele é bem mais antigo que o OPAL card mas muita gente ainda utiliza. Confira no link seus benefícios;
  • MyTrain;
  • MyFerry;
  • MyBus;
  • Pagar na hora. Não é tão comum mas você consegue.
MyMulti - 3 tipos

Dica: Preste atenção nos ônibus escritos "Pre-Paid" (normalmente eles são vermelhos), você não conseguirá pagar na hora, somente usando o OPAL card ou outro ticket.


Preço da passagem em 2015

Opal fareDistance Band (km)Fares 2014Fares 2015
Train peak
Adult Opal0-10$3.30$3.38
10-20$4.10$4.20
20-35$4.70$4.82
35-65$6.30$6.46
65+$8.10$8.30
Child/Youth Opal0-10$1.65$1.69
10-20$2.05$2.10
20-35$2.35$2.41 
35-65$3.15$3.23 
65+$4.05 $4.15 
Gold Opal Senior/Pensioner0-10$1.65$1.69 
10-20$2.05 $2.10 
20-35$2.35$2.41
35-65$2.50$2.50
65+$2.50$2.50 
Train - Off Peak
Adult Opal0-10$2.31$2.36 
10-20 $2.87 $2.94 
20-35 $3.29 $3.37 
35-65 $4.41 $4.52 
65+ $5.67 $5.81 
Child/Youth Opal0-10 $1.15 $1.18 
10-20 $1.43 $1.47 
20-35 $1.64 $1.68 
35-65 $2.20 $2.26 
65+ $2.83 $2.90 
Gold Opal Senior/Pensioner0-10 $1.15 $1.18 
10-20 $1.43 $1.47 
20-35$1.64$1.68
35-65$2.20$2.26
65+$2.50$2.50
Ferry
Adult Opal0-9$5.60$5.74
9+$7.00$7.18
Child/Youth Opal0-9$2.80$2.87
9+$3.50$3.59
Gold Opal Senior/Pensioner0-9$2.50$2.50
9+$2.50$2.50


MyMulti

TicketMyMulti1MyMulti2MyMulti3
7 day (weekly) - Adult$48.00$56.00$65.00
7 day (weekly) - Concession$24.00$28.00$32.50

MyMulti DayPass

AdultChildConcession
$24.00$12.00$12.00

MyTrain

Ticket fare-band0 - 10kms10 - 20kms20 - 35kms35 - 65kms65kms +
Adult Single$4.00$4.80$5.40$7.00$8.80
Concession Single$2.00$2.40$2.70$3.50$4.40
Child Off Peak Return$2.60$3.20$3.60$4.70$6.00
Adult Return$8.00$9.60$10.80$14.00$17.60
Concession Return$4.00$4.80$5.40$7.00$8.80
Concession - 7 day$14.50$18.00$21.00$26.50$31.00
Concession 14-day$29.00$36.00$42.00$53.00$62.00

MyFerry

TicketMyFerry1MyFerry2
Adult Single$6.20$7.60
Concession Single$3.10$3.80
Adult Return$12.40$15.20
Concession Return$6.20$7.60
Concession TravelTen$24.80$30.40

Light rail

TicketFare
Children 3 years and underFree
Adult single: Zone 1 or Zone 2$3.80
Adult single: Zone 1 and Zone 2$4.80
Adult return: Zone 1 or Zone 2$5.20
Adult return: Zone 1 and Zone 2$6.40
Concession single: Zone 1 or Zone 2$1.90
Concession single: Zone 1 and Zone 2$2.40
Concession return: Zone 1 or Zone 2$2.60
Concession return: Zone 1 and Zone 2$3.20
Day Pass - Adult$9.60
Day Pass - Concession$4.80
Day Pass - Family$22.00
Weekly$24.00

International student tickets

Ticket2015 fares
MyMulti2 - 90 day$435.00
MyMulti2 - 365 day$1600.00
MyMulti3 - 90 day$465
MyMulti3 - 365 day$1630

ZooPass

AdultChildFamilyAdditional childConcession
$53.00$26.50$148.70$19.20$35.00
FONTE: http://www.transportnsw.info/

O transporte público na Austrália é FENOMENAL! Apesar de ser caro você consegue viajar com conforto e benefícios para qualquer lugar.


Take a ride!
Filipe Guerrero Analista de Projetos/Processos

2 comentários:

  1. Uma dúvida, vou deslocar do subúrbio e depois pegar um trem, dou um TAP off na chegada do meu destino? Assim faco no meu retorno para a casa?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Daniel!
      O sistema do OPAL é basicamente tap on quando entrar em qualquer transporte público e tap off quando sair do mesmo. Ou seja, é necessário fazer ambos os procedimentos para cada transporte com o intuito do sistema contabilizar corretamente o quanto será debitado do percurso no qual você utilizou.

      No seu caso se você pegar um ônibus e em seguida o metrô será necessário fazer o tap on e o tap off em ambos, e o mesmo para o seu retorno.

      Grande abraço.

      Excluir