sexta-feira, 2 de janeiro de 2015

O primeiro trabalho a gente nunca esquece...



Depois de alguns dias morando na Australia, quando você se adaptou e não está passando por mais nenhuma dificuldade é natural correr atrás de trabalho aqui. Mas não se engane, os primeiros trabalhos aqui (como eu disse no post anterior) são aqueles que não são tão reconhecidos no Brasil como Cleaner (faxineiro), Kitchen Hand (ajudante de cozinha), Dish washer (lavador de prato), Waiter (garçom), Labour (pedreiro), Nanny (babá). E dependendo podem pagar super bem.

Mas vamos a minha primeira experiencia de trabalho aqui (realizada 15 dias depois do meu primeiro dia na Austrália)! Na verdade foi um "bico" que eu fiz (mas dinheiro é dinheiro hahah) e contei com a sorte de encontrar esse trabalho fácil. Certo dia estava na escola quando a professora leu um e-mail da própria escola solicitando 2 alunos para um trabalho na sexta e pagariam 15 dolares a hora para 2 horas de trabalho. Sem pensar eu corri para a recepção pegar esse trabalho.

Eu e outro brasileiro chegamos no dia para trabalhar e descobrimos que a função era mover umas caixas de uma sala para a outra, desmontar um tipo de estante e mover umas cadeiras para outra sala. Não demoramos nem 1 hora pra fazer isso e nos pagaram 30 dólares, sério foi o dinheiro mais fácil e rápido que ganhei em toda minha vida hahahaha.

Movendo as peças para outra sala
Aqui na Australia você descobre que não deve escolher trabalho no começo. Todo trabalho é trabalho e no fim você ganha experiência e alguns dólares! E os trabalhos que citei no começo são os melhores para ganhar dinheiro se o seu visto for de Estudante ou Work Holiday (que pode trabalhar full-time), portanto não perca tempo e corre pro Gumtree para procurar trabalho!

Dica: Quanto mais pessoas ficarem sabendo que você está procurando emprego mais fácil você consegue um por aqui. A regra do QI (Quem Indica) é super válida por aqui, pois na Austrália não existem vagas de trabalho e sim reposições de vagas e trabalhos casuais.

Exemplo de trabalhador
"Good job!"
Filipe Guerrero Analista de Projetos/Processos

2 comentários:

  1. Olá Filipe. Parabéns pelo Blog.
    Tenho planos para mudar para Australia em 2016 ou 2017. Suas dicas estão me ajudando bastante.
    Estou com 27 anos, e possuo experiência em softwares para gestão, sei que este não deve ser meu primeiro trabalho, mas tenho bastante preocupação com a questão econômica. A questão da idade "pega" bastante para conseguir vaga?

    Valeu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Diego!
      Então, se você pretende trabalhar com TI aqui na Austrália eu recomendo você correr atrás de um visto que possibilite você trabalhar Full-Time. Lembrando que você vai concorrer com australianos e pessoas que possuem o inglês como primeira língua. Não é impossível mas você precisa ser determinado.
      Aqui não vejo a idade como um problema, se você é focado no trabalho e faz bem feito a idade não é tão importante. Claro que eles preferem pessoas que possam trabalhar por mais tempo mas se você demonstrar trabalho você consegue (e quem sabe a empresa te patrocina para você aplicar para o visto de Residente). Acho que o mais importante mesmo é a experiência e ter um inglês MUITO bom para trabalhar com TI.

      Excluir