quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

Meu escritório é na PRAIA



Demorei para falar da praia... mas existe uma razão, eu quero ser bem detalhista nesse post pois é um dos melhores lugares para se estar na Austrália.
Algumas praias aqui em Sydney são MUITO perto da cidade (30 min, 40 min) e mais uma vez a Austrália me surpreende com sua organização, respeito a natureza e ao ambiente compartilhado.

Para quem está acompanhando meu instagram (filipe.guerrero) viu que passei por 5 praias diferentes por aqui até o momento(as que estão mais acessíveis partindo da cidade). Cada uma têm sua característica e modo de surpreender.

A primeira vez que fui para a praia aqui foi nos primeiros 15 dias, não sabia nem como pegar ônibus aqui e então para mim foi tudo bem diferente, a começar pelo conforto do ônibus e rapidez com que chegamos no local. Durante o trajeto consegui notar a mudança de paisagem, pessoas e construções... é impressionante como 10 minutos em um ônibus a paisagem muda e dá para perceber um lugar totalmente diferente, muitos parques (irei falar mais dos parques nos próximos posts) e quando você chega na região da praia é inevitável aquela sensação de calma e aproximação com a natureza.

Ônibus para a praia!

Chegando na praia

Existem diversas vagas para estacionar o seu carro na praia com sinalização informando quantas vagas existem disponíveis.

Uma parte do estacionamento em Maroubra Beach


Uma parte do estacionamento em Bronte Beach

Antes de chegar na praia propriamente dita você passa pela "área verde" no qual consta os BBQ's e toda a parte gramada. 


BBQs na área verde antes da praia
Algumas praias possuem mais do que BBQ nessa parte:
  • Restaurantes/cafés;
Restaurante antes da praia
Café antes da praia
  • Academias ao ar livre;
Placa da entrada da academia ao ar livre
Academia em frente a praia! Sensacional
  • Playground para a criançada;

  • Pistas de skate (das mais diversas e super bem conservadas).
Pista de skate em Maroubra Beach

Pista de skate (Bowl super famoso) em Bondi Beach

Tudo muito bem planejado e conservado e você consegue encontrar facilmente bebedouros, chuveiros e banheiros públicos (LIMPOS!).

Assim como as ruas são super limpas e bem organizadas, as praias também seguem a regra. Acessibilidade para todos poderem curtir a praia, escadas, rampas facilmente localizadas para acessar a areia da praia.

Rampas e escadas em Coogee Beach
Rampas e escadas em Cooge Beach

Enfim praia

A sensação é a melhor do mundo! Para quem estava há mais de 2 meses sem pisar na praia foi uma benção! A praia tem uma areia leve no qual você faz um certo esforço se quiser correr. Mas só de olhar para a praia você repara que não está no Brasil por alguns motivos:
  • Aviso do que pode ou não pode ser feito/levado na praia;
Placa em Maroubra Beach
  • Quase nenhum guarda-sol;
1 guarda-sol visível (dá pra ver uma multidão nadando no mesmo local ali)
  • Tendas (daquelas que você usa para acampar ou levar em um mochilão);
Tenda na praia. Provavelmente algum asiático
  • Pessoas jogando uma bola de futebol americano;
  • Topless no meio da galera;
O topless é BEM comum aqui na Austrália. Eles acham um absurdo o bikini brasileiro, mas o topless é normal, vai entender! hahaha
  • Salva-vidas com chapéu do Quico do "Chaves";
Sério, eu teria vergonha de usar esse "uniforme", é muito bizarro! Mas aqui na Austrália ninguém liga para o que você está vestindo ou usando (me dei muito bem pois eu não sei me vestir mesmo! hahahaha). Mas toda vez que eu vou para a praia aqui eu dou muita risada dos salva vidas que precisam usar esse "boné" haha.




  • Muita gente branca (mais que eu até hahaha);
  • Bug dos salva-vidas;
O bug dos Salva-vidas é super útil e não ocupa tanto espaço como o quadriciculo utilizado no Brasil.

  • Bug da polícia;
Pois é, a polícia faz diversas rondas na praia pois é PROIBIDO ingerir bebida alcoólica na praia. Se eles te pegam você é fichado e precisa pagar uma multa, então CUIDADO!
  • Nenhum quiosque na praia e nem vendedor ambulante;
  • Todo mundo nadando no mesmo local da praia;
Acho que essa informação é super importante, quando você for nadar no mar preste atenção nas bandeiras de sinalização para nadar. São duas bandeiras de cor vermelha e amarela as duas que determinam o local apropriado para o banho de mar, se você nadar fora ou um pouco fora os salva-vidas vão chamar MUITO a sua atenção ou até mesmo entrar no mar para te tirar do local de "risco".

A maior concentração de pessoas é em frente a esse local
Todo mundo nadando junto!
  • Estrutura para você poder andar/correr pelas praias;
É impressionante como eles pensam em tudo quando o negócio é qualidade de vida. Você pode andar pelas praias sem ter que dar volta em ruas ou montanhas... eles construíram uma passarela (Bondi-Coogee) que pode ser utilizada para seus exercícios, passeio ou simplesmente para acessar outra praia.
Dica: Vale a pena o passeio. E para melhorar as coisas é FREE.

Mapa com o trajeto
Vista do trajeto
Vista da caminhada
Estrutura da passarela entre praias
  • Quadro com todas as informações da praia para o dia (atualizado diariamente);
Informações de Maroubra Beach
Informações de Coogee Beach
  • Biblioteca FREE;
Um novo projeto foi lançado na Austrália que consiste em uma biblioteca FREE nas praias. É sensacional, você pode pegar um (ou vários) livros FREE e depois devolvê-los (no mesmo dia ou depois de vários dias).

Biblioteca na praia de Coogee
Instruções da biblioteca. For free!
  • Ondas grandes e avisos sonoros
A Austrália possui ondas que muitos surfistas sonham. Elas possuem uma ondulação diferente do Brasil e dependendo do dia e do swell podem surpreender até mesmo o surfista mais experiente. Para isso os salva-vidas em algumas praias possuem um sistema de som no qual avisam a todos que estão na praia as condições do mar, chamam as pessoas para sair de um local perigoso e até mesmo para avisar que há perigo de tubarão no local.

Ondas em Tamarama Beach
Ondas em Tamarama Beach
Aviso sonoro em Maroubra Beach (aquela casinha ali no alto! rs)
  • Piscinas naturais
Piscina natual em Bondi Beach
Piscina natural em Bondi Beach
  • MUITO vento
Conclusão: Não fique dentro do seu flat o dia inteiro, aproveite o tempo para ir para a PRAIA (no verão aqui só escurece a partir das 20:30!!). É super seguro, a estrutura é a melhor possível, sinta-se protegido pela natureza e repare na facilidade que você vai encontrar brasileiro ali hehehe. Enjoy!

"Let's surf and get tan!"
Filipe Guerrero Analista de Projetos/Processos

Nenhum comentário:

Postar um comentário