quinta-feira, 1 de janeiro de 2015

Feliz 2015! Oz NYE



Primeiramente FELIZ 2015 pessoal!!! Que seja um ano de novas e melhores alegrias, que todos consigam alcançar seus sonhos e objetivos! Ficar parado na zona de conforto não está com nada! Eu sou prova viva de que sair da SUPER zona de conforto é o melhor que você faz para a sua vida (pessoal, profissional, espiritual, etc.)

"Pobre de espírito aquele que não se aventurar, o comodismo é um mal parasitário..."

OZ = Austrália
NYE = New Year Eve (Véspera de Ano Novo)

Sobre o ano novo na Austrália

Quase que eu trabalhei, estavam pagando quase 50 DÓLARES A HORA TRABALHADA!!!!! Mas aí eu pensei "quando que eu vou ter outra oportunidade como essa? Quero aproveitar a sensação de estar no ano novo mais famoso do mundo, quero fazer parte disso e não ficar preso a um trabalho e não poder absorver o momento". É claro que tenho váááários amigos aqui que trabalharam no ano novo, mas vai de cada um escolher.

A Austrália é super organizada, principalmente com grandes eventos. Desde que cheguei aqui (27/Nov) já pude notar a movimentação da cidade para o ano novo, vi placas avisando que as ruas estariam fechadas desde o primeiro passo que dei aqui (e me disseram que essas placas estavam desde o início de Novembro). O governo se preocupa bastante com esse grande evento até porque milhões de pessoas vão para a Austrália (Sydney principalmente) para ver os famosos fogos do ano novo, então o planejamento é feito nos mínimos detalhes para não ter (ou pelo menos minimizar) problemas.
Ruas fechadas no ano novo
O governo disponibiliza um site com todas as informações do ano novo: O que pode ou não levar, quais os lugares para assistir a queima de fogos, eventos anteriores no mesmo dia (a partir de 6 da tarde começam os programas antes da queima de fogos oficial), acessibilidade, número da rádio para acompanhar a contagem regressiva, link no youtube para acompanhar ao vivo, aplicativo, etc.

http://www.sydneynewyearseve.com/

Além de atualizar o mapa com todos os transportes públicos e ruas que estarão fechadas.

Mapa com o horário em que as ruas serão fechadas, locais para pegar ônibus/trem/ferry

Algumas coisas são super importantes nesse dia:
  • Não pode levar sua própria bebida alcóolica (somente comprar no local - isso se o local permitir a venda);
  • Todos os lugares para assistir o evento tem capacidade limitada. Quando alcançar a capacidade máxima, a polícia fecha os portões de entrada do local (depende do lugar);
  • Leve algo para comer! Ou gaste seu dinheiro nas barracas de comida (além de caro tem fila para isso);
  • Leve protetor solar, o sol na Australia vai até 20:30 no verão. Então é bom se proteger.
Dica: Se você quer ficar no melhor lugar (Mrs Macquaries Point, Sydney Opera House, Campbells Cove, etc.) chegue BEM cedo. Não é brincadeira, você precisa chegar nos melhores lugares Free às 7 da manhã ou mais cedo para garantir seu lugar (lembrando que os Points só abrem ao meio dia ou 10 da manhã, ou seja, você vai ficar na fila até abrir, depois vai esperar mais 8 horas para começar a ver os eventos e depois mais 4 horas para a virada do ano.... cansativo mas vale a pena)
Fila para entrar no Botanic Garden. 9 da manhã e depois as 10:40. SUPER CHEIO

NYE

É muito estranho sair ainda de dia para a queima de fogos, mas todo mundo faz isso por aqui até porque você precisa garantir seu lugar em um ponto bom da cidade.
Eu acabei escolhendo o Observatory Hill Park para acompanhar os fogos (15 a 20 minutos andando da minha casa). Saí de casa 16:40 e fui andando para lá como minha camisa e bermuda branca (obs: Só no Brasil é comum usar roupa branca no ano novo, aqui eles vão com roupa normal, sem nada especial), todo mundo muito feliz e a polícia revistando todas as malas (eles colocaram umas barreiras/grades na entrada dos pontos para visualização dos fogos - controlando assim a entrada de alimentos e bebidas de acordo com o que foi estipulado pela prefeitura).

Primeira vista do Observatory Hill Park. De Frente para a Harbour Bridge.

Chegando no local pude notar ainda mais organização não só das pessoas que estavam trabalhando na segurança como de todos que estavam ali para aproveitar o momento. Encontrei alguns amigos e sentamos na grama de frente para a Harbour Bridge, estava cheio mas o respeito das pessoas era tão grande que não parecia estar cheio, ninguém te empurrando, ninguém atrapalhando sua visão, ninguém suspeito para te roubar (e se tivesse a polícia estava ali do lado para auxiliar). Os banheiros públicos estavam ali do lado também (vale a pena comentar sobre, os banheiros públicos são MUITO limpos! Inacreditável! Não só banheiro como pia para você lavar a mão e papel para enxugar - nada falta nesse lugar) e era fácil de andar por ali.
E o respeito das pessoas é impressionante, você não disputa lugar para ver melhor. Todos sentam e assistem juntos, é claro que se você chegar mais cedo fica em um lugar melhor, mas ninguém vai tentar ficar na sua frente se chegar depois.

Galera aguardando os fogos no parque.
Os shows começaram a partir das 18 horas com a apresentação de acrobacias de aviões, alguns fogos depois, iluminação da Harbour Bridge, mais fogos, pausa e então contagem regressiva para o ano novo! 5, 4, 3, 2, 1.... FELIZ ANO NOVOOOO! ops, só eu gritei e só eu quis cumprimentar todo mundo! hahahaha Foi engraçado e MUITO diferente do Brasil (senti falta da energia e vibração brasileira). Eles simplesmente aplaudem e olham os fogos, quando os fogos ficam mais intensos você consegue ouvir um "OHHHHHHHH!", palmas e assobios. Quando acabaram os fogos todos comemoram e vão embora TRANQUILAMENTE, sem estresse, sem correria, sem preocupação.... as ruas ficam LOTADAS e você consegue perceber que os mais animados são italianos e brasileiros hahaha.

MUITO antes do ano novo! Concentração!
Vista do Observatory Hill da Ponte.
Olha a felicidade do garoto!
Os fogos são SENSACIONAIS! Muito bem divididos, coreografados e diversos... garantindo um espetáculo nunca visto antes. Não tenho palavras para descrever, só mesmo estando aqui para ver e sentir tudo isso.




Não existe preocupação com seu dinheiro, roupa ou jóia por aqui.... a segurança é EXTREMA. Para ir embora nada de diferente, tudo muito tranquilo, organizado e sem perigo (mas super cheio).

Voltando para casa. Andando no meio da rua. Crowd
Super cheio mas não vi NENHUMA briga, nem furto, nem nada

Na volta para casa eu encontrei uma camiseta do time de críquete da Australia no meio da rua, acho que foi um presente da Australia para mim! Nada como um ano novo, com pensamentos e ideias novas e uma camisa da Australia encontrada na rua de Sydney! Hahaha.


Happy New Year Mates!
Filipe Guerrero Analista de Projetos/Processos

Nenhum comentário:

Postar um comentário