sábado, 24 de janeiro de 2015

Curso de Cleaner



Sinta-se no Brasil! Não só nas ruas como também no trabalho! Hahaha é isso mesmo, existem diversas empresas brasileiras aqui na Austrália e pode ser uma boa opção se você quiser trabalhar.
Dica: Procure conhecer a empresa antes de aplicar para alguma vaga. Existem boas empresas e também más empresas (que pagam mal para brasileiro, ou que simplesmente não pagam). Então fique atento(a)!!!

Na sexta (16/01) eu fui em um curso de cleaner (no qual você realiza o curso e consegue o trabalho de forma regular). Não achei esse trabalho no Gumtree e sim por conta dos brasileiros que comentaram comigo sobre essa empresa que contrata TODOS os brasileiros.


Você manda o email em inglês e continua a conversa em inglês, até que eles confirmam sua presença no curso e enviam a documentação necessária para o dia do curso. Até o momento eu pensava que era uma empresa australiana mas quando eu cheguei no curso e vi o pessoal que estava esperando notei que eram somente brasileiros que eles contratavam...e pra continuar a "brasilidade", o funcionário que veio nos acompanhar para o curso era brasileiro e ficava falando em português (ou seja, você está praticamente no Brasil).

Curso de Cleaner para brasileiros! haha.
O curso é longo demais para quem já possui experiência com as tarefas domésticas mas pelo menos você aprende o nome dos objetos em inglês.
Obs: Aqui na Austrália eles não costumam usar rodo e sim Mop.

Mop. Essa vasoura cabeluda aí.
Vacuum Cleaner. O famoso aspirador de pó
Todos se apresentaram antes do início do curso, vários tipos de brasileiros: advogados, publicitários, administradores, contadores, engenheiros.... enfim, galera formada (ou não) com experiência no Brasil buscando um trabalho de cleaner! Surpresa? Não para quem está morando na Austrália, aqui todo trabalho é trabalho e prepare-se para desapegar dos chamados "sub-empregos", aqui todo emprego é digno e se você fizer direito vão pagar MUITO bem por isso.

No curso você vê os seguintes tópicos:
  • Basic of Occupational Health & Safety;
  • Work effectively in the cleaning industry;
  • Follow routine and instructions;
  • Work effectively as a team.
Ou seja, nada mais que o básico do básico, mas é aí que você começa a dar valor para as pequenas coisas! A sensação de amadurecimento aqui na Austrália é indescritível, se você puder vir para cá, faça a decisão o quanto antes, não só para melhorar o inglês mas também melhorar o jeito com o que você lida com as coisas na sua vida.

No meio do curso (o palestrante estava falando de segurança e riscos) toca o alarme de incêndio. Todo mundo acha que é uma pegadinha, que faz parte do curso, até mesmo o palestrante tentou chamar outra pessoa para ver o que havia acontecido mas ninguém respondeu, todo mundo saiu pela escada de incêndio para fora do prédio. Eis que vimos DOIS carros de bombeiros super equipados! Alarme de incêndio de verdade, uns 8 bombeiros e todo mundo em choque hahahaha. Após isso ficamos sabendo que foi alarme falso (sempre que toca um alarme em algum lugar os bombeiros são acionados sem ninguém precisar avisar) e voltamos para a sala.

Um dos dois carros de bombeiros. Tensão no ar!
Foram passadas as últimas informações e recebemos o certificado. Com isso ficamos cadastrados no banco de dados da empresa para trabalhos futuros (regularmente, de segunda a sexta e possíveis shifts - período de trabalho - no fim de semana).

Certificado do Curso de Cleaner.
Se você conhecer alguém que já trabalha na empresa fica mais fácil conseguir o trabalho mais rápido (pois eles sempre precisam de pessoas para preencher as vagas). No mínimo 2 semanas depois do curso eles te chamam, mas o emprego é garantido.

Vídeo mostrando alguns tipos de cleaning e a maneira correta de realizar o trabalho:


Nada melhor que ganhar seu dinheiro na Austrália (sem frescura!). Claro que se você tiver a oportunidade de trabalhar na sua área é ótimo, mas você consegue viver e sobreviver aqui trabalhando (de forma regular) em um emprego de cleaner.

"Training program based on CPPCL01040A"
Filipe Guerrero Analista de Projetos/Processos

2 comentários:

  1. Olá Filipe! Por gentileza, qual o nome da empresa que oferece este curso na Austrália?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Natália, desculpe mas não pretendo divulgar a empresa pois acredito que existam mais de uma opção. Mas você conseguirá encontrar o e-mail para realizar o curso se você for no grupo "Brasileiros em Sydney" no facebook e digitar "curso de cleaner" na pesquisa.
      Espero ter ajudado!
      Qualquer dúvida pode mandar mensagem no meu e-mail também: filipegcg@gmail.com

      Beijos

      Excluir