terça-feira, 27 de janeiro de 2015

26/01 - Australia Day!



A Austrália não possui muitos feriados, na verdade são dois nacionais e ninguém reclama sobre isso. Para eles não é um dia de folga, é um dia para se comemorar a partir do significado da data, a cidade e o país se mobiliza para o evento. O estilo australiano de encarar de forma correta o significado do feriado é sensacional e TODOS sabem o motivo desta data.

Assim como no ano novo a cidade se transforma e tudo gira em torno dessa data. É um orgulho para os australianos que se vestem a caráter, colocam tatuagens com a bandeira australiana e vão para a rua aproveitar o dia.

Esse dia marca a chegada da primeira frota inglesa na baia de Sydney, em 26 de Janeiro de 1778, marcando dessa maneira o dia nacional da Austrália.
[Críticas: Muitos nativos australianos e imigrantes criticam as comemorações e ainda dizem que deveriam chamar Dia da Invasão sendo que no dia comemorado aconteceu a chegada dos primeiros navios ingleses.]

Site exclusivo: link

O dia amanheceu com muita chuva e o tempo no pior estado possível (no dia anterior fez sol e calor de 37 graus). Péssima condição para sair de casa, fazer um BBQ, ir em algum evento. Muitas pessoas ficaram em casa pois o tempo estava realmente bem ruim, mas como eu não consigo ficar sem fazer nada me arrumei e fui pra chuva!

O planejado era ir para o Centennial Park que iria acontecer um churrasco e aproveitaríamos para ir no Streetslide (escorregador com mais de 300 metros de distância).

Centennial Park - Grande!

Mas com o tempo ruim o evento do churrasco foi cancelado e não consegui encontrar ninguém disposto a encarar a chuva.


Hyde Park e na cidade

Minha primeira parada foi no Hyde Park onde estava acontecendo um evento grande para crianças (personagens dos desenhos animados, brinquedos, shows, Nickelodeon), somente passei pois o objetivo da manhã era outro. 

Palco no Hyde Park (desculpem pela falta de foto, estava chovendo MUITO)
No caminho para a Circular Quay acabei passando pelo CARnivale, um festival com mais ou menos 700 carros antigos, vale a pena para quem é apaixonado por carro (e esse é FREE), além disso pude notar que alguma coisa estava diferente na cidade, os ônibus tinham sido substituídos pelos originais de décadas atrás (fazendo com que todas as pessoas pudessem pensar e imaginar a cidade historicamente)! Muito diferente, mas muito bem conservados.

CARnivale em 2014 (sem chuva)
Vintage Bus Service


Sydney Harbour

Acabei chegando ao meu destino - Opera House e Harbour Bridge - com a chuva se intensificando e eu não levei meu guarda-chuva pois pensei que o tempo iria se estabilizar. Lá é impossível não ter muita gente, ainda mais em um dia importante como esse, estava bem cheio mas não estava tão lotado. Essa parte da cidade (que é um dos principais cartões postais da Austrália) tinha diversos eventos programados para o dia e consegui ver a maioria, além de cantar (sim, eu decorei!) o hino nacional junto com os Aussies (hino da Austrália), marinha e exército australiano.

Obs: Eu fui com a camisa de Cricket da Austrália que encontrei no ano novo. Acho que é de um club bem australiano pois 3 pessoas vieram falar comigo com o inglês beeeeeem australiano, estava me sentindo o verdadeiro Mate!! Conversei até com um senhor de idade sérvio que mora em Sydney há 20 anos sobre futebol! hahaha.

Marinha australiana presente com seu grande navio
Coreografia de navios, helicópteros e aviões
Pessoal assistindo os eventos
Depois de ver a coreografia de navios, helicópteros e aviões fui (debaixo da chuva) para a Darling Harbour.

Obs: Na cidade é muito comum as calçadas (nem todas) serem cobertas por shelters, evitando que você se molhe com a chuva (fazem parte dos prédios).
Obs: Por conta de ser um evento importante e grande algumas ruas estão fechadas ou parcialmente fechadas.


Darling Harbour

Chegando na Darling Harbour pude notar como estava lotado. Mas dei muita risada com as pessoas fantasiadas de canguru e pássaros. Por lá estava acontecendo alguns shows mas o principal (que eu não vi) são os fogos. Eu acabei não vendo os fogos por alguns motivos: iria demorar por volta de 4 horas para acontecer, estava chovendo muito, eu estava sem guarda-chuva e só de camiseta, então resolvi voltar para casa. Mas recomendo MUITO ir para lá também, aliás recomendo fazer QUALQUER coisa menos ficar em casa nesse dia.

Show com chuva e o céu dessa cor
Canguru na Darling Harbour! Hahaha

Esse é um daqueles dias que é impossível ficar em casa, existem diversas coisas para fazer. Aqui está um documento que foi entregue a todos com a programação dos eventos no dia:

http://cdn.australiaday.com.au/wp-content/uploads/2014/12/AUSDAY-2015-Z_PASSPORT_08C_INNER_Vis-6I-181214.pdf

Flyer com a programação

Agora um vídeo sobre Australia Day (hahaha):


"Happy Straya Day Mate"
Filipe Guerrero Analista de Projetos/Processos

Nenhum comentário:

Postar um comentário