segunda-feira, 29 de dezembro de 2014

A procura por trabalho!



Ninguém vive aqui sem experimentar o prazer de trabalhar e ganhar seus próprios dólares! A maioria dos vistos você consegue trabalhar legalmente por aqui, mas acredite, a grande maioria trabalha mais do que o permitido por lei, claro que é perigoso mas essa é a realidade.
Depois de uns dias aqui você vai sentir a necessidade de trabalhar para se sustentar e tentar salvar uma grana, é natural e você vai curtir procurar emprego (garanto que é divertido!).
A primeira opção é o famoso Gumtree, não tem jeito, esse site possui todos os tipos de empregos para pessoas como nós que não possuem o visto Permanente ou Patrocinado. Lá é possível filtrar por cidade e profissão (lembrando que o Gumtree é ótimo também para vender ou comprar objetos, alugar e procurar acomodação, entre outras coisas).

Outras opções de sites para procurar emprego:


Outra opção também é imprimir seu Resume (Currículo) e distribuir nos restaurantes, bares e todos os lugares e quem sabe conseguir uma entrevista ou até mesmo um trial (mostrar que você é capaz de trabalhar demonstrando seu trabalho - Trial possui período curto de 1 ou 2 horas no máximo para você trabalhar sem receber, mais que isso o empregador deverá te pagar) na hora (lembrando que essa opção é interessante você mapear os lugares em que você vai passar antes e conhecer previamente os lugares que você irá se candidatar)

Obs: Falarei do Resume e colocarei detalhes do mesmo em breve!

Não se iluda tentando encontrar algo referente a sua área, pode até ser que você encontre mas não é tão simples como parece. A verdade é que os trabalhos mais ofertados aqui são na área de Hospitalidade e você consegue aplicar e trabalhar em diversos tipos de trabalho e ganhar uma boa grana.

Tipos de Trabalho

  • Cleaner - Limpeza
  • Nanny - Babá
  • Kitchen Hand - Ajudante de cozinha
  • Waiter, Waitress - Garçom
  • Food Runner - Somente leva e recolhe as bebidas e comidas
  • Glassy - Recolhe copos vazios
  • Dish Washer - Lavador de Pratos
  • Promo Staff - Eventos
  • Labour - Pedreiro
  • Entre vááários outros....
Aqui esses trabalhos são dignos e reconhecidos como qualquer outro. Eles não chamam de sub-emprego ou algo do tipo, é super valorizado e dependendo do contratante você pode ganhar uma boa grana.


Períodos de Trabalho

PART-TIME JOB:
Estas vagas de trabalho são as mais procuradas pelos estudantes pois atendem a exigência de limite de 40 horas quinzenais (previstas no Visto) e não interferem no horário das aulas. Os horários são fixos e não passam de 4 horas de trabalho por dia. Perfeito para quem estuda.
Opções: Hospitality (Hotelaria e Restaurante), Office Cleaner (Serviço de limpeza em escritório) e Construction Cleaner (Limpeza de obra).

FULL-TIME JOB:
Estas vagas sçao para os tipos de trabalhos mais comens utilizados mundialmente e que exigem horário integral de até 40 horas semanais. Não são facilmente obtidos por estudantes justamente pela questão da limitação do visto. A maioria dos que conseguem este tipo de emprego, tiveram que conseguir uma carta de Sponsorship da empresa. Esta carta significa que a empresa precisa de determinada mão-de-obra e se responsabiliza pela pessoa dentro do país. Estas situações exigem a mudança de visto e estabelecem um compromisso muito grande com o contratante. O desafio é arrumar uma empresa que necessite bastante para justificar uma contratação cara como esta.
Trata-se de um perfil de emprego menos usual por estudantes, mas não é impossível de conseguir.

CASUAL:
Os trabalhos casuais são bem interessantes pois não tem horário fixo e tão pouco um compromisso diário. As empresas que optam por usar este tipo de serviço possuem um cadastro de colaboradores com os quais entra em contato quando precisam de mão-de-obra para ocasiões e atividades específicas. Existem diversos perfis de trabalhos que operam nesse sistema. Um dos mais comuns é o Catering (serviço profissional utilizado para servir comida e bebida). Trata-se de um serviço que geralmente é utilizado por empresas que trabalham para eventos de todos os tipos, desde jogos em estádios, corridas de Fórmula Indy, passando por formaturas, shows e corridas de cavalos.
Para trabalhar como casual é preciso se inscrever em uma das agências que operam com este tipo de serviço, dizendo o que está disposto a fazer e aguardar ser chamado. Uma dica é escolher empresas especializadas em áreas, isso aumenta as chances de trabalhar durante um show do U2, por exemplo (ou seja, ganhar dinheiro enquanto o espetáculo acontece).
A quantidade de horas trabalhadas dependem do tipo de serviço prestado.

Fonte: Hello Australia

Procurando trabalho no Gumtree

É bem simples. Primeiro entre na página do Gumtree (gumtree.com.au) e faça a sua busca com a palavra-chave (exemplo: kitchen hand, waiter, etc) ou não coloque nada, na segunda caixa selecione a opção "Jobs", ao lado vai existir mais duas caixas de texto. Na primeira você coloca a cidade ou região que você mora e na segunda você pode definir a distância além do local que você colocou.


Depois você pode clicar na lupa a direita e pesquisar. A próxima tela irá aparecer todos os anúncios de empregos referentes a sua pesquisa (pode ser que existam milhares mas o segredo aqui é focar nos mais recentes no qual você terá chances reais de conseguir o emprego).


Após escolher o emprego no qual você quer se candidatar você vai para outra tela, a tela do anunciante. Nessa tela é importante prestar atenção em várias coisas como:
  • Data e horário em que o anúncio foi publicado. Quanto mais recente melhor (anúncios com mais de 1 dia pode ter certeza que já estão com as vagas preenchidas);
  • Tipo de emprego. Se é casual, full ou part time;
  • Descrição do emprego. Muitas vezes o contratante escreve que prefere que mande e-mail, ou somente mensagem de texto, enfim, vai estar tudo escrito lá;
  • Local de trabalho. Super importante! A não ser que você não se importe de pegar 1, 2 ou mais horas de transporte até o local;
  • Número de visitantes. Quanto menos melhor também e a chance é grande de responderem você na mesma hora.

Salário

Na Australia isso também muda pois você ganha seu dinheiro semanalmente pelas horas trabalhadas ou até mesmo no dia (se o seu trabalho for casual ou temporário e eles irão te pagar o famoso Cash in Hand - Dinheiro na mão). Isso ajuda muito no seu sustento e controle de gastos. O valor mínimo que uma empresa pode pagar para seu funcionário é de 15 dólares a hora, mas existem excessões (e você não vai negar um trabalho?)
Filipe Guerrero Analista de Projetos/Processos

Nenhum comentário:

Postar um comentário