terça-feira, 11 de novembro de 2014

Comprando a Mala de Viagem


Após toda a burocracia e correria atrás de documentação e planejamento chegou a hora de correr atrás do que levar, não só roupa, eletrônicos e outras coisas mas também o local onde tudo isso vai viajar... a MALA!

Até o momento não tinha uma mala de viagem grande (só tenho um Mochilão de 50L que pretendo levar também) então a saga da mala também será descrita aqui.

Sério, procurei em tudo quanto é site, lojas de shopping, lojas de bairro mas foi na querida Rua 25 de Março - Centro de São Paulo, que encontrei o melhor custo x benefício.

Acabei comprando uma mala grande, cor grafite, 4 rodas que giram 360 graus, marca Polo King, expansível, com cadeado da TSA e o mais importante, material semi-rígido de policarbonato.
Preço: R$339,00

O próximo passo será a montagem (tetris) dessa mala com roupas, acessórios e tudo mais. Dessa forma também divulgo a bagagem de mão e sua organização.

Abaixo informo quais são os itens necessários para uma boa mala de viagem de longa duração.


DETALHES DE UMA BOA MALA

Material: O policarbonato é o ideal pois é bem mais resistente do que o tecido ou o plástico, por exemplo. Esse produto aguenta viagens sem se deteriorar, além de servir perfeitamente nos casos em que a mala ficará espremida no bagageiro, como no ônibus ou avião. Todo material duro deve ser evitável uma vez que a mala dura pode quebrar facilmente, sem contar que seu peso é muito maior do que as composições leves.

Tipo: Rígida, Semi-rígida ou Flexível. As rígidas são mais pesada, porém não amassam os objetos no interior da mala, as flexíveis amassam os objetos no interior da mala e podem molhar se chover. As melhores são as semi-rígidas, com o material mas resistente do que as flexíveis e não tão pesadas quanto as rígidas. Procure saber se são impermeáveis, pois estas são as melhores no caso de chuva ou qualquer outro produto que possa encostar na mala.

Rodinhas: Há malas com duas, quatro, seis e até oito rodinhas. Quem prefere conforto deve optar pelas malas que giram 360 graus. Com essas rodinhas não é preciso reclinar a mala para deslizá-la pelo chão. Antes de comprar teste bem o produto, gire para um lado e para o outro para verificar se as rodas estão realmente funcionando.

Peso: Quanto mais leve melhor. Existem no mercado as chamadas ultra leve (ou ultra light ou ultra-lite) que pesam bem menos

Tamanho: As malas são feitas em três tamanhos. A pequena - ou mala de bordo - costuma comportar até 15 kg. A média suporta até 27 kg e a grande que comporta até 32 kg.

Cadeado: São essenciais. Para viagens internacionais, é indicado o uso do cadeado TSA (Transport Security Administration ou, em português, Administração de Segurança no Transporte) dos Estados Unidos. Caso a mala precise ser aberta pela alfândega, será usada uma chave mestra. Assim a mala não será danificada. Algumas malas já vêm com o cadeado TSA embutido.


Dica 1: Malas com zíper expansível podem aumentar em até 30% a capacidade de armazenamento da mala de viagem.

Dica 2: Bolsos internos e externos. Os internos são importantes para guardar e organizar melhor os objetos pequenos e os bolsos externos para manusear com agilidade algum item.

Dica 3: Os puxadores devem ser altos.

Dica 4: As malas devem possuir dois eixos, pois apenas uma unidade pode trazer muito menos estabilidade, dificultando o seu tráfego em calçadas ou corredores. Vale ressaltar que as que possuem apenas um eixo são mais baratas. É bom verificar se a mala não possui apoio nos lados para que a mesma não vire.

Dica 5: Malas coloridas ajudam na identificação da esteira no aeroporto (qualquer identificação a mais ajuda nesse ponto também).

IMPORTANTE: É recomendável verificar junto à companhia aérea qual o limite de peso (normalmente são 23 kg ou 32 kg cada mala) e o limite de tamanho também. Passando do limite você precisa pagar o excesso de bagagem.
Filipe Guerrero Analista de Projetos/Processos

4 comentários:

  1. Como foi a sua experiência com a mala polo king? É de qualidade? Vi varias reclamações e estou em duvida se compro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é acabei de comprar uma, tomara que não me arrepende.

      Excluir
    2. Poxa eu também comprei uma hoje tomara que não me arrependa

      Excluir
  2. Acabei de comprar um kit hoje tomara que não me arrependa.

    ResponderExcluir