terça-feira, 11 de novembro de 2014

Comprando a Mala de Viagem


Após toda a burocracia e correria atrás de documentação e planejamento chegou a hora de correr atrás do que levar, não só roupa, eletrônicos e outras coisas mas também o local onde tudo isso vai viajar... a MALA!

Até o momento não tinha uma mala de viagem grande (só tenho um Mochilão de 50L que pretendo levar também) então a saga da mala também será descrita aqui.

Sério, procurei em tudo quanto é site, lojas de shopping, lojas de bairro mas foi na querida Rua 25 de Março - Centro de São Paulo, que encontrei o melhor custo x benefício.

Acabei comprando uma mala grande, cor grafite, 4 rodas que giram 360 graus, marca Polo King, expansível, com cadeado da TSA e o mais importante, material semi-rígido de policarbonato.
Preço: R$339,00

O próximo passo será a montagem (tetris) dessa mala com roupas, acessórios e tudo mais. Dessa forma também divulgo a bagagem de mão e sua organização.

Abaixo informo quais são os itens necessários para uma boa mala de viagem de longa duração.


DETALHES DE UMA BOA MALA

Material: O policarbonato é o ideal pois é bem mais resistente do que o tecido ou o plástico, por exemplo. Esse produto aguenta viagens sem se deteriorar, além de servir perfeitamente nos casos em que a mala ficará espremida no bagageiro, como no ônibus ou avião. Todo material duro deve ser evitável uma vez que a mala dura pode quebrar facilmente, sem contar que seu peso é muito maior do que as composições leves.

Tipo: Rígida, Semi-rígida ou Flexível. As rígidas são mais pesada, porém não amassam os objetos no interior da mala, as flexíveis amassam os objetos no interior da mala e podem molhar se chover. As melhores são as semi-rígidas, com o material mas resistente do que as flexíveis e não tão pesadas quanto as rígidas. Procure saber se são impermeáveis, pois estas são as melhores no caso de chuva ou qualquer outro produto que possa encostar na mala.

Rodinhas: Há malas com duas, quatro, seis e até oito rodinhas. Quem prefere conforto deve optar pelas malas que giram 360 graus. Com essas rodinhas não é preciso reclinar a mala para deslizá-la pelo chão. Antes de comprar teste bem o produto, gire para um lado e para o outro para verificar se as rodas estão realmente funcionando.

Peso: Quanto mais leve melhor. Existem no mercado as chamadas ultra leve (ou ultra light ou ultra-lite) que pesam bem menos

Tamanho: As malas são feitas em três tamanhos. A pequena - ou mala de bordo - costuma comportar até 15 kg. A média suporta até 27 kg e a grande que comporta até 32 kg.

Cadeado: São essenciais. Para viagens internacionais, é indicado o uso do cadeado TSA (Transport Security Administration ou, em português, Administração de Segurança no Transporte) dos Estados Unidos. Caso a mala precise ser aberta pela alfândega, será usada uma chave mestra. Assim a mala não será danificada. Algumas malas já vêm com o cadeado TSA embutido.


Dica 1: Malas com zíper expansível podem aumentar em até 30% a capacidade de armazenamento da mala de viagem.

Dica 2: Bolsos internos e externos. Os internos são importantes para guardar e organizar melhor os objetos pequenos e os bolsos externos para manusear com agilidade algum item.

Dica 3: Os puxadores devem ser altos.

Dica 4: As malas devem possuir dois eixos, pois apenas uma unidade pode trazer muito menos estabilidade, dificultando o seu tráfego em calçadas ou corredores. Vale ressaltar que as que possuem apenas um eixo são mais baratas. É bom verificar se a mala não possui apoio nos lados para que a mesma não vire.

Dica 5: Malas coloridas ajudam na identificação da esteira no aeroporto (qualquer identificação a mais ajuda nesse ponto também).

IMPORTANTE: É recomendável verificar junto à companhia aérea qual o limite de peso (normalmente são 23 kg ou 32 kg cada mala) e o limite de tamanho também. Passando do limite você precisa pagar o excesso de bagagem.
Filipe Guerrero Analista de Projetos/Processos

2 comentários:

  1. Como foi a sua experiência com a mala polo king? É de qualidade? Vi varias reclamações e estou em duvida se compro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é acabei de comprar uma, tomara que não me arrepende.

      Excluir