domingo, 19 de outubro de 2014

VISTO (burocracia e derivados)





No mesmo dia que recebi o COE, recebi também um e-mail com todos os documentos necessários para dar entrada no visto de estudante (recomendo agendar a entrega dos documentos no mínimo 45 dias antes da data prevista para o embarque), são vários documentos que listarei abaixo:

  • Formulários  157A e 956A atualizados e assinados. Esses formulários são de certa forma bem complexos não se preocupe em responder, peça auxílio para a agência que está lhe acompanhando e eles preenchem de acordo com os documentos apresentados e em caso de dúvida entram em contato.
      IMPORTANTE: Não esquecer de assinar as páginas:
Formulário 157A  - Questão nº 111,  última página (primeiro quadrado)
http://www.immi.gov.au/allforms/pdf/157a.pdf

Formulário 956A - Questão nº 30, última página (primeiro quadrado - lado direito) “your signature”
http://www.immi.gov.au/allforms/pdf/956a.pdf

  • Copia colorida autenticada do Passaporte e Documento de Identidade RG ou CNH.
  • 01 Foto recente tamanho 3x4 ou 5x7.
  • Passagem aérea ou reserva da passagem .
  • COE (Confirmação da Matrícula - Confirmation of Enrolment)
  • Cópias autenticadas do histórico escolar, diplomas de cursos já realizados e/ou atestados de matricula/trancamento.
  • Carta de intenções - motivo da viagem, de preferência manuscrita em português, pode ser digitada e assinada.

COMPROVAÇÃO DE RECURSOS FINANCEIROS/PROFISSIONAL (PARA QUEM TRABALHA):

  • Cópia simples do Imposto de Renda e Recibo de Entrega.
  • Carta da empresa a qual presta serviços atualmente e/ou garantia de emprego no retorno da viagem (ORIGINAL PAPEL TIMBRADO)
  • Cópia autenticada ou original dos 03 últimos holerites/Pró-labores/DECORE.
  • Cópia autenticada da Carteira de Trabalho das páginas: foto, dados e os 3 últimos registros ou Contrato Social.
  • Extrato Bancário - Documento Original da(s) Conta(s) bancária(s) (conta corrente, poupança e/ou investimento de renda fixa) dos últimos 90 dias comprovando saldo final suficiente para custear a viagem. Curso + Passagem + AUD 1550 por mês de permanência. Importante, que se apresente um bom extrato bancário, pois eles analisarão as condições financeiras pelo valor apresentado. Providenciar os extratos bancários depois da emissão do COE.
DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA O USO PATROCINADOR / SUPORTE FINANCEIRO: (se necessário)
  • Carta de Suporte Financeiro com firma reconhecida.  
  • 03 últimos holerites / Pró-labores / DECORE  (CÓPIA AUTENTICADA OU ORIGINAL).
  • Imposto de Renda Completo e Recibo de Entrega (CÓPIA SIMPLES).
  • Contrato Social da Empresa, caso tenha empresa aberta ativa. (CÓPIA AUTENTICADA).
  • Extrato Bancário - Documento Original da(s) Conta(s) bancária(s) (conta corrente, poupança e/ou investimento de renda fixa) dos últimos 90 dias comprovando saldo final suficiente para custear a viagem. Curso + Passagem + AUD 1550,00 por mês de permanência. (ORIGINAL ) - Importante, que se apresente um bom extrato bancário, pois eles analisarão as condições financeiras pelo valor apresentado. Providenciar os extratos bancários depois da emissão do COE.


Além de tudo isso é necessário desembolsar mais dois valores com o visto e despachante:

*R$ 1168,00 Cheque nominal a Embaixada da Austrália  - Atenção esse cheque deve ser cheque empresa “pessoa jurídica” ou cheque administrativo do banco “cheque ordem de pagamento”). Segue o CNPJ  03973950/0001-90 da Embaixada caso o funcionário do banco solicite.
Dica: Esse cheque poderá ser emitido em QUALQUER agência do seu banco. Diga que é um cheque ordem de pagamento que eles entendem, mas na dúvida fale os dois nomes haha.
Pois é eu fui em uma agência aqui perto e eles disseram que eu precisava ir na minha agência, achei um absurdo e fui em outra e eles acabaram fazendo o cheque e me explicando que é possível ser feito em qualquer agência.

Taxa suporte e assessoria no visto “despachante” (envio dos documentos para Brasília e acompanhamento) -  dinheiro ou cheque (pode ser feito direto com a agência - no qual eu recomendo fortemente pois eles estão com todo o seu processo e documentos).

Eles dizem que os documentos podem ser entregues pelo correio, mas recomendo entregar pessoalmente pois dessa forma eles verificam se está tudo correto, se não falta nada, se pode melhorar algo e até mesmo dão muitas dicas.

Após entregar todos esses documentos a sensação de alívio foi grande, fiquei muito tenso não só em juntar toda a documentação como mais uma vez perceber que minha vida estava mudando… é engraçado ver como essa transição acaba influenciando em nossos pensamentos, eu acabei pensando em tanta coisa que daria pra escrever um livro tamanha é a ansiedade.

Filipe Guerrero Analista de Projetos/Processos

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